Partilhar

História


O Grande Trail das Lavadeiras recolhe a sua inspiração nas rotinas já longínquas das lavadeiras do rio Mondego, e o seu percurso procura recuperar as virtudes do seu baixio luminoso, terras de beleza arredia, subidas generosas, gente amável, de cepa antiga, caminhante, que recorda ainda os tempos das idas diárias ao Lavadouro, o pé descalço, a subida íngreme que convidava a dar-fé da trouxa de roupa suja trazida na véspera pelas freguesas.

A partilha com a comunidade tem sido o propósito fundamental da realização do Grande Trail das Lavadeiras, a partilha de uma experiência, de um gosto pelas pequenas histórias e mitos locais, o convívio salutar entre todos os que partilhem deste gosto, a exploração da natureza que desafia a capacidade humana de resistir.

Haja assim sempre saúde.

Edições anteriores

2016

27 de novembro

Com a presença de 900 atletas realizou-se o III Grande Trail das Lavadeiras. O evento reuniu três provas, um Trail Longo de 42 kms, um Trail Curto de 21 e uma Caminhada de 12. Organizado pelo grupo PÉS TROIKADOS – CSCS, em parceria com a Associação de Granja do Ulmeiro e com o Centro Social e Cultural Sampedrense, o evento desenrolou-se pelas freguesias de Granja do Ulmeiro, Alfarelos e Figueiró do Campo, contando com o apoio do município de Soure. Tendo como principais objetivos a partilha do gosto pela natureza, a prática desportiva e o convívio, a organização entregou a receita proveniente da realização do evento aos Bombeiros Voluntários de Soure - Secção Granja do Ulmeiro. Com um número elevado de participantes, o Grande Trail das Lavadeiras consolida-se como um dos maiores desafios da região centro e do País para os amantes do Trail Running.(Texto adaptado de notícia do Diário As Beiras)

» » Classificações

Vídeo de divulgação


Galeria de imagens

2015

14 de junho

O II Grande Trail das Lavadeiras que se realiza no dia 14 de junho terá partida e chegada na localidade de Granja do Ulmeiro e promete uma dificuldade média entre os trilhos envolventes às freguesias de Alfarelos, Figueiró do Campo, Granja do Ulmeiro e Vila Nova de Anços. Contempla uma prova principal de 42kms, um trail de 21kms e uma caminhada aberta a toda a família. A expetativa por parte da organização é que participem cerca de 450 atletas numa competição que está a criar raízes no local. Eventuais lucros do evento serão entregues à corporação de Bombeiros de Soure/Granja do Ulmeiro. (Texto adaptado de notícia do Diário de Coimbra)

» » Classificações

Vídeo de divulgação



Galeria de imagens

2014

8 de junho

Decorreu no dia 8 de junho de 2014 o I Grande Trail das Lavadeiras, a organização desta iniciativa esteve a cargo dos Pés Troikados em parceria com a Associação Desportiva e Cultural da Granja do Ulmeiro e com a Associação Cultural e Desportiva do Casal de S. Pedro, contou ainda com o apoio da Câmara Municipal de Soure. O Grande Trail das Lavadeiras foi composto por 3 provas, a prova principal com 30km, um percurso longo e de natureza competitiva, um trail curto com 15km, também de natureza competitiva, e uma caminhada com um trajeto de 10km. Este I GTL teve como ponto de partida e de chegada a localidade de Granja do Ulmeiro e contou com cerca de 400 participantes. A organização entregou à corporação de Bombeiros de Soure/Granja do Ulmeiro a receita proveniente da realização deste evento. (Texto adaptado de notícia do Diário As Beiras)

» » Classificações

Vídeo de divulgação


Galeria de imagens